Petrobras apresenta:
Festival Clássicos do Brasil com Orquestra Petrobras Sinfônica em show gratuito no Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias
Apresentado pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Petrobras, evento acontece no próximo dia 26 de outubro, com repertório sinfônico de canções de bandas e artistas que fizeram história no rock e pop nacional
O Festival Clássicos do Brasil traz para a quarta edição um presente para quem aprecia música de qualidade: um show gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, no dia 26 de outubro, às 17h. Sob a direção musical do maestro e violinista Felipe Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará um repertório que passeia por hits de grupos como Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Rita Lee, Barão Vermelho, Titãs, Kid Abelha, entre outros.
A Petrobras, patrocinadora que apresenta o evento, junto com o Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura, assina o projeto que está alinhado a pilares centrais da empresa em relação à política de patrocínios, como a valorização da brasilidade, dos ícones da cultura nacional e a descentralização dos grandes eventos.
“A Petrobras investe na cultura brasileira com foco em iniciativas que valorizam a diversidade, ampliam o acesso e reconhecem a relevância da produção artística em diferentes regiões do país. Nosso patrocínio ao Festival Clássicos do Brasil está alinhado a esse compromisso, por se tratar de um projeto que celebra obras fundamentais da música nacional e, ao mesmo tempo, abre espaço para novos talentos e expressões regionais”, afirma Milton Bittencourt, Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.
O Clássicos do Brasil é idealizado e produzido pela PECK, empresa que celebra 25 anos como realizadora dos maiores festivais de música brasileira do país. Os ingressos devem ser retirados pelo site da Bilheteria Digital.
O show reafirma a proposta do Festival Clássicos do Brasil de ampliar o acesso à cultura e valorizar grandes nomes da música nacional em diferentes territórios. “A ampliação e democratização do acesso à Cultura estão na essência de todos os projetos da PECK. Por isso, a cada grande evento na capital, realizamos também ações gratuitas em outros municípios, levando música de qualidade e a alma dos festivais para mais e mais pessoas!" afirma Andrea mecenas, Diretora de marketing e comunicação da PECK.
A quarta edição do Clássicos do Brasil conta também com patrocínios da Vivo, Amstel, Estácio + Instituto Yduqs e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Sobre o Festival Clássicos do Brasil na Marina da Glória:
Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska, Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.
A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.
Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho - Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural.
Além de Recife, a edição de 2025 também aportou na Marina da Glória, em outubro, celebrando a pluralidade musical do Brasil com shows de Gabriel Pensador, Cidade Negra, Nação Zumbi, Marcelo D2, Xande de Pilares, O Grande Encontro, Lenine + Suzano, Capital Inicial, Plebe Rude, Armandinho, Edson Gomes e diversos outros nomes clássicos da música brasileira.
Sobre a PECK
A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025, tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Festival de Inverno do Rio, com oito edições de sucesso, o Rock Brasil 40 anos e 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público e também criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Vivo na Praia, Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque também são produzidos pela PECK.
Sobre a OPES
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Programa:
NA TRILHA DO ROCK - 2025
Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones - ENGENHEIROS DO HAWAII
Tédio - BIQUINI CAVADÃO
Como eu quero - KID ABELHA
Ainda é cedo - LEGIÃO URBANA
Desculpa o Auê - RITA LEE
Bete balanço - BARÃO VERMELHO
Música urbana - CAPITAL INICIAL
Tempos modernos - LULU SANTOS
Sonífera ilha - TITÃS
Maluco Beleza - RAUL SEIXAS
Lanterna dos afogados - OS PARALAMAS DO SUCESSO
Será? - LEGIÃO URBANA
Whisky a Go Go - ROUPA NOVA
BIS
Saideira - SKANK
Pelados em Santos - MAMONAS ASSASSINAS
Serviço:
Festival Clássicos do Brasil - Orquestra Petrobras Sinfônica
26 de outubro de 2025, domingo, às 17h
Teatro Municipal Raul Cortez
Praça do Pacificador, s/n, Centro, Duque de Caxias - RJ
Capacidade: 400 lugares
Entrada franca - retirada de ingressos pelo site:
Bilheteria Digital
Classificação: Livre
Informações para a Imprensa
MNiemeyer Comunicação
Juliana Rosa -
[email protected] - (21) 97209-5898
Emanuelle Guigues -
[email protected] - (21) 99927-5106
Viviane Rosalem -
[email protected] - (21) 99997-9793