Clube do Choro de Brasília
apresenta
GRUPO BAILARINAS POR QUE NÃO?!
O Grupo Bailarinas Por que Não?! é fruto de um sonho de infância da jornalista, educadora e bailarina amadora Cláudia Bengtson. Fundado no dia 8 de agosto de 2015, na Escola Parque da 308 Sul, o grupo teve sua primeira reunião num salão de festas da 203 sul, onde morava e vive até hoje, Sayonara Bracks, que incentivou a criação o grupo do qual é uma das pioneiras.
Tudo começou quando Cláudia resolver convidar um grupo de colegas que haviam iniciado a prática do Ballet na idade adulta a participarem de um experimento ousado. Inicialmente, o Grupo faria apenas apresentações beneficentes com o intuito de quebrar tabus sobre quem pode ou não dançar Ballet. Daí, o Por que Não?!, levando amadoras, com idades e biotipos diferentes ao palco.
Mas o projeto cresceu e deu origem à Escola Bailarinas Por que Não?!, que encoraja mulheres a realizarem seus sonhos, dançando sem se preocuparem com estereótipos
Com onze espetáculos no currículo e dezenas de apresentações realizadas em Brasilia, Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo que passou por várias fases desde a sua criação conta hoje com doze integrantes e desenvolve não apenas coreografias de Ballet Clássico, mas de Jazz e Dança Contemporânea.Em 2024, recebeu o prêmio "Grupo Revelação no Festival "Despertar da Dança", realizado em Brasilia, e conquistou segundo lugar na categoria Master do Festival "Brasilia em Dança", também realizado em Brasília.
Atualmente, o grupo é treinado por quatro coreógrafas, com as quais trabalha semanalmente na montagem de espetáculos autorais escritos por Cláudia Bengtson. São elas: Anna Uchôa, Daniela Reinecke, Jurema Padrão e Verena Sámtiago.