Clube do Choro de Brasília
apresenta
CLODO FERREIRA – EXISTÊNCIA
Uma homenagem dos filhos Pedro Ferreira e João Ferreira no dia de seu aniversário
No dia 30 de julho de 2026, às 20h30, o Clube do Choro de Brasília recebe o espetáculo Clodo Ferreira – Existência, uma homenagem à vida e à obra de um dos mais importantes compositores da música brasileira produzida em Brasília.
A apresentação acontece em uma data especialmente simbólica: o dia em que Clodo Ferreira celebraria mais um aniversário. O show transforma a saudade em celebração e reúne familiares, amigos, admiradores e o público brasiliense para revisitar canções que marcaram gerações.
Idealizado pelos filhos João Ferreira e Pedro Ferreira, o espetáculo percorre diferentes momentos da trajetória artística de Clodo Ferreira, cantor, compositor, escritor, fotógrafo e professor universitário cuja obra ultrapassou fronteiras regionais e conquistou reconhecimento nacional.
O repertório reúne clássicos como Cebola Cortada, Mentira da Saudade, Revelação, Conterrâneos e Balé, além de canções presentes em seu último álbum, Constelação de Palavras (2024). O público também poderá conhecer histórias, memórias e contextos que ajudam a compreender a dimensão artística e humana do homenageado.
Para esta edição, João e Pedro dividem o palco com dois músicos de destaque da cena brasiliense: Vavá Afiouni, no baixo, e Sidney Campos, na bateria, ampliando as possibilidades sonoras do espetáculo e oferecendo novas leituras para a obra de Clodo Ferreira.
Uma obra que permanece viva
Nascido em Teresina (PI) e radicado em Brasília, Clodo Ferreira construiu uma das trajetórias mais relevantes da música brasileira contemporânea. Integrante do histórico trio Clodo, Climério e Clésio, teve suas composições gravadas por artistas como Fagner, Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Milton Nascimento.
Além da música, destacou-se como escritor, fotógrafo e professor da Universidade de Brasília (UnB), influenciando gerações de artistas e comunicadores.
Nos últimos anos, sua importância para a cultura brasileira recebeu novos reconhecimentos. Clodo foi homenageado no II Prêmio Candango de Literatura, no Prêmio Profissionais da Música – Edição VIII, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília e teve seu nome eternizado na Musiteca Clodo Ferreira, inaugurada no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.
Os artistas
João Ferreira é produtor musical, violonista, arranjador e professor da Escola de Música de Brasília. Formado pela Universidade de Brasília, desenvolveu uma sólida carreira como instrumentista e produtor, tendo atuado como diretor musical e violonista da banda Natiruts.
Atualmente dedica-se à produção musical, ao projeto Duo de Violões e ao acompanhamento de diversos artistas da cena musical brasiliense.
Pedro Ferreira é percussionista, cantor, compositor e Mestre de Capoeira. Participou de gravações e apresentações ao lado de Clodo Ferreira ao longo de muitos anos. Em 2022 lançou o álbum ReCanto, dedicado à obra do pai, e em 2025 lançou o álbum autoral Capoeira: Minha Arte, Minha Luta. Atualmente atua como percussionista do projeto Chico Science e Nação Zumbi Cover e como zabumbeiro da cantora e rabequeira Maísa Arantes.
Mais do que um show, Clodo Ferreira – Existência é um encontro entre gerações, uma celebração da arte, da memória e dos laços familiares, reafirmando a força e a atualidade da obra de um dos grandes nomes da cultura brasileira.